
e pronto, como Tiago adivinhava, a história repete-se... em cerca de uma semana (e se alargarmos a 2 podemos incluir o Inter de Milão) o Sporting não só perde a oportunidade de garantir a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões como, ontem, perdeu inclusivamente a hipotese de ficar - pelo menos!! - na Taça Uefa. Nesta mesma semana, ao perder em casa com o benfica, perdeu a hipotese de se distanciar do seu rival mas, acima de tudo, manter os calcanhares do porto quentes. Tudo isto por culpa própria e não há desculpa - qual sistema - que lhes (-nos) valham. é por culpa própria e tudo isto sem sequer ter chegado ao Natal.
No início da época muita gente falou nos talentos descobertos por Paulo Bento e na baixa média de idades do 11 leonino. Até aqui tinha trazido boa rendibilidade, estava motivados, a foma de bola era grande mas, acima de tudo, a equipa não tinha grandes quebras ao nível físico.
o que tem acontecido é que, desdeo jogo com o Paços de Ferreira, em Alvalade, esta equipa começou a ficar muito nervosa, intranquila, a falhar muitos passes, a não acertar a defesa e a percipitar-se no ataque resolvendo, em muitos casos, os jogos com golos de bola parada através de livres ou cantos.
Muitos analistas começaram desde o jogo de sexta feira a procurar razões para isto - muitos à espera que se chegue à conclusão de que a culpa é do treinador - mas, quanto a mim, a culpa tem exactamente a ver com a média de idades e com os jogadores mais novos. Podem dizer-me que estes jovens, apesar de o serem , ja têm larga experiência a nível internacional. Sim, cada um deles tem mais de 20 jogos pelas selecções nacionais jovens, mas.. e analizar os jogos decisivos dessas selecções... esses apuramentos que ficaram no quase...
resumindo, não há falta de talento nem de pernas, há é um trabalho mental e psicológico a fazer para que estes jovens não se percam nos momentos chave. nas partidas decisivas. nos jogos em que, aos 20 minutos e a perder por 2 não entreguem o jogo...
eu não culpo niguém - muito menos o treinador - mas há trabalho a ser feito e esse tem que ser começado desde já...